Atendimento de segunda a sexta-feira
Das 8h00 às 12h00 l Das 13h30 às 18h00

CERATOCONE

CERATOCONE

Córnea Normal

Ceratocone

O ceratocone é uma doença onde ocorre afinamento da córnea e ela passa a ter um formato mais cônico. É uma condição que pode iniciar na infância, mas geralmente manifesta-se na adolescência e costuma progredir até os 30 anos aproximadamente. Em alguns casos, o ceratocone não progride a ponto de interferir na visão.

Esfregar os olhos está relacionado à progressão da doença, e, portanto, é muito importante realizar o tratamento adequado para suprimir a coceira na região ocular.

Atualmente, temos disponível o cross-linking do colágeno corneano, que é um procedimento que visa estabilizar, impedir a progressão do ceratocone. Este tratamento pode ser feito nos dois olhos em um único dia. Os pacientes submetidos ao cross-linking devem ser acompanhados com topografias para confirmar a estabilização.

Comumente, o ceratocone prejudica a visão, provocando um astigmatismo irregular, que na maioria dos casos encontra dificuldade em ser corrigido com óculos. Para melhorar a visão há algumas alternativas como a adaptação de lentes de contato gelatinosas ou rígidas, e anéis intra- corneanos. A colocação do anel de Ferrara pode ser feita juntamente com o cross-linking do colágeno, quando houver indicação.

Nos casos mais avançados, a solução é o transplante de córnea, que pode ser feito com a técnica tradicional ou com a técnica lamelar anterior.

Para saber a melhor opção de tratamento para cada caso de ceratocone, o paciente deve ser avaliado por um oftalmologista especialista em córnea, com experiência na área de ceratocone. É importante salientar que com os tratamentos disponíveis hoje, os pacientes com ceratocone não apresentam risco de cegueira.